Tratamentos
ORTODONTIA
A ortodontia é a especialidade que trata dos problemas relacionados a posição dos dentes e/ou dos ossos maxilares.
O Aparelho Ortodôntico, ou Aparelho Dental, é o nome comumente utilizado para os dispositivos usados por Ortodontistas para fazer o alinhamento dos dentes e o encaixe correto da mordida. Eles corrigem a posição dos dentes e dos ossos maxilares para fins estéticos e funcionais (mastigação e respiração). Além disso, eles ajudam a preservar a saúde dos dentes e das gengivas, já que dentes bem posicionados são higienizados mais facilmente.
Existem vários tipos de aparelhos ortodônticos, dentre eles os Aparelhos Fixos e os Aparelhos Móveis. Mais de um tipo de aparelho pode ser utilizado, dependendo dos problemas a serem corrigidos. O tipo de Aparelho ideal para a correção dos dentes depende de uma avaliação criteriosa do ortodontista.
FACETAS E LENTES DE CONTATO
Lentes de contato dentais são próteses de porcelana muito finas, coladas sobre os dentes para corrigir pequenas imperfeições de forma, tamanho ou cor. Há também as facetas de porcelana, que são lentes um pouco mais espessas.
As principais indicações para o uso de lentes de contato dentais e facetas são:
-
Dentes escurecidos ou com manchas
-
Dentes desgastados ou com pequenas fraturas
-
Dentes ligeiramente desalinhados ou com forma irregular
-
Dentes pequenos com muito espaço entre eles.
IMPLANTE
O implante dentário é uma estrutura feita de titânio que funciona como se fosse a raiz do dente, que é posicionada cirurgicamente na estrutura óssea abaixo da margem gengival e permite ao dentista devolver ao paciente dentes fixos e, quando for o caso, substituir próteses, sendo elas unitárias, parciais ou totais.
Para receber um implante, é preciso que o paciente tenha estrutura óssea adequada e gengivas saudáveis.
Uma higiene bucal correta e visitas regulares ao dentista são essenciais para o sucesso a longo prazo do implante.
APARELHOS INVISÍVEIS
A ortodontia invisível é a forma mais discreta de corrigir a posição dos dentes. Para isso, nossa clínica dispõe do sistema Invisalign.
Vantagens:
• Liberdade: nada irá mudar na sua rotina;
• Estética: transparente, praticamente imperceptível;
• Previsibilidade de resultados e velocidade do tratamento: o tratamento utiliza tecnologia 3D para transformar as moldagens dos dentes em uma série de alinhadores personalizados, que preveem a movimentação dos dentes e o tempo de tratamento;
• Praticidade: os alinhadores são removíveis, auxiliando na higiene;
• Conforto: por ser um alinhador, é extremamente confortável e fácil de se adaptar.
ENDODONTIA
A Endodontia, popularmente conhecida como “tratamento de canal”, é a especialidade que cuida das lesões e doenças que afetam a polpa (parte onde ficam as terminações nervosas e a irrigação sanguínea do dente), tendo a finalidade de promover a limpeza e desinfecção do sistema de canais radiculares. Desta forma, a Endodontia é o tratamento de escolha para cáries profundas (onde não é mais possível fazer apenas a restauração do dente), abscesso, trauma e alguns casos de fratura dentária, com o objetivo final de recuperar os dentes comprometidos nos seus aspectos funcionais e estéticos.
ODONTOPEDIATRIA
Odontopediatria é uma especialização da Odontologia que cuida da saúde bucal de crianças, desde o nascimento até a adolescência. Um odontopediatra é capacitado para atender tanto a gestante em seu pré-natal odontológico quanto o neonato em seus primeiros dias de vida, as crianças e até mesmo adolescentes até os 18 anos. Atuar na prevenção de problemas bucais é um dos objetivos da odontopediatria. Com o acompanhamento deste especialista, os pais são conscientizados desde o início de como proceder com os cuidados de higiene oral, dieta, entre outras coisas. Além disso, as crianças se acostumam desde cedo com o ambiente e não associam o consultório com nada hostil ou desagradável, já que esse método preventivo não gera desconfortos, diferente de quando já existe algum problema, como a cárie, e o tratamento acaba não sendo muito legal
PRÓTESES DENTÁRIAS
Próteses são aparelhos utilizados em substituição aos dentes ausentes que podem ser fixas ou removíveis. Embora leve algum tempo para que a pessoa consiga se habituar a utilizá-las e embora não sejam exatamente iguais aos dentes naturais, atualmente elas oferecem uma aparência estética muito satisfatória e maior conforto quando comparadas a aquelas de alguns anos atrás.
Existem dois tipos principais de próteses: totais (dentaduras) ou parciais, que podem ser fixas ou removíveis. Seu dentista irá ajudá-lo a escolher o tipo de prótese mais apropriado, dependendo do número de dentes a serem substituídos e o custo do tratamento.
Como funcionam as próteses?
No caso de próteses totais, uma base acrílica da cor da mucosa bucal se apóia sobre sua gengiva. A base da prótese superior cobre todo o palato (céu da boca), enquanto que a prótese inferior é confeccionada em formato de “U”, a fim de permitir espaço livre para acomodar sua língua.
Já as próteses removíveis são as que possuem armação metálica e grampos que ficam apoiados aos dentes vizinhos. E por fim, as próteses fixas são aquelas que utilizamos o próprio dente do paciente como base para que ela seja fixada, devolvendo função mastigatória e estética ao paciente.
As próteses são feitas sob medida, em um trabalho conjunto entre o dentista e o técnico em prótese dental, a partir de moldes tirados da boca do paciente. Seu dentista irá determinar qual o tipo de prótese mais adequada ao seu caso.
CLAREAMENTO DENTAL
O clareamento dental é uma das soluções estéticas mais adotadas atualmente. Clarear os dentes pode melhorar, não apenas a aparência dos seus dentes, como também trazer benefícios para sua saúde e autoestima.
Embora naturalmente nossos dentes não sejam totalmente brancos, agentes externos e o próprio desgaste do dia a dia podem acabar manchando-os. Não existe uma única maneira de clarear nosso sorriso. Portanto, veja com seu dentista o tipo mais adequado para você.
Como o clareamento dental é feito?
Algumas pessoas buscam mudanças mais instantâneas, enquanto outras preferem um clareamento gradual. O resultado final depende, portanto, além da técnica escolhida, da tonalidade natural do dente. O clareamento pode ser feito de basicamente de duas maneiras:
-
Clareamento dental caseiro (com moldeiras personalizadas);
-
Clareamento dental feito em consultório.
PROFILAXIA DENTAL
Profilaxia dental é o nome dado à limpeza realizada pelos cirurgiões dentistas para prevenção de doenças bucais e periodontais. Este procedimento – que consiste na eliminação de tártaros, placas bacterianas e manchas – inclui, quando necessário, raspagem, e polimento dos dentes, garantindo-lhes uma superfície mais lisa.
O tártaro e a placa bacteriana provocam a inflamação da gengiva, também conhecida como gengivite. Quando inflamada, a gengiva fica inchada, mais vermelha e sangra durante a escovação ou, até mesmo, espontaneamente. Se nada for feito, o processo poderá evoluir para uma inflamação nos tecidos de suporte dos dentes – a periodontite -, causando perda do osso de suporte, mobilidade dental e até a perda dos dentes.
O tártato é removido através de aparelhos de ultrassom e curetas (instrumentos para raspagem manual). O biofilme, ou placa bacteriana, é removido com jato de água+ar+bicarbonato e polimento com pastas e escovas rotatórias especiais de uso exclusivo do dentista.
Vale ressaltar, que a profilaxia dental não substitui a higienização, que deve ser feita diariamente pelo próprio paciente, por meio da escovação, realizada corretamente após as refeições, e utilizando o fio-dental. A profilaxia é um complemento que deve ser realizado de tempos em tempos, garantindo a remoção dos resíduos e placa formada por limitações da limpeza caseira.